quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Acupuntura para a prevenção da xerostomia induzida por radiação em pacientes com câncer de cabeça e pescoço



O uso da radioterapia no tratamento do câncer na região de cabeça e pescoço pode gerar dentre outros efeitos colaterais a xerostomia (boca seca). Este sintoma trás grande desconforto aos pacientes, podendo gerar dificuldades de fala, dificuldades de alimentação, halitose (mau hálito) e cáries,  devido à ausência de saliva.
Este estudo avaliou o poder preventivo da acupuntura no evento da xerostomia pós radioterapia, ao contrário de estudos prévios que avaliavam o poder de cura da acupuntura diante de glândulas salivares já danificadas.
Foram selecionados 24 pacientes, divididos em 2 grupos de 12 indivíduos. Um grupo recebeu acupuntura antes e durante a radioterapia e o outro grupo não recebeu qualquer terapia que aliviasse a xerostomia.
Foram utilizados pontos locais (E-3, E-4, E-5, E-6, E-7, VB-2, ID-19, TA-21), e distais (IG-4, IG-11, CS-3, E-36, R-3, R-5, VG-20), e auricular ( Shen-Men, sistema neurovegetativo, rim, baço, pâncreas, e boca).
O grupo que recebeu acupuntura melhorou as taxas de fluxo salivar e apresentaram menos sintomas de xerostomia em comparação com o grupo que não recebeu acupuntura. A acupuntura não impediu totalmente as lesões, mas o estudo mostra que ela pode ser útil no tratamento de pacientes com câncer de cabeça e pescoço que recebem radioterapia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário