quarta-feira, 19 de agosto de 2009

DISMENORRÉIA na Medicina Tradicional Chinesa

Entende-se por dismenorréia a presença de dor antes, durante ou após a menstruação. Sob a ótica da Medicina Chinesa, para que a menstruação ocorra normalmente é necessário que haja o livre fluxo de sangue. Para que o sangue movimente-se corretamente, o Qi (energia) do Fígado deve também ter livre fluxo. Portanto, a dismenorréia esta ligada a desarmonias do Fígado e do sangue, no aspecto energético.
Durante a menstruação o sangue movimenta-se bem, após a menstruação ele torna-se deficiente, no meio do ciclo ele recupera-se lentamente e no final do ciclo ele encontra-se pleno para novamente ser eliminado. A falha energética em um desses períodos gera a dor, que ocorre mais frequentemente no período pré-menstrual e menstrual.
Diversos fatores podem gerar bloqueios no Qi do Fígado, dentre eles: tensão emocional, exposição excessiva a frio e umidade, alimentação irregular, obesidade, sedentarismo, atividade sexual excessiva e muitos partos seguidos.
A Acupuntura atua primeiramente identificando os Bloqueios do Qi e os maus hábitos da vida diária. As alterações energéticas são devidamente tratadas com os diversos recursos terapêuticos disponíveis, tais como agulhas, auriculoterapia, moxabustão, etc. Vale ressaltar que existem tipos variados de dismenorréia, devendo o paciente buscar primeiramente o diagnóstico médico alopático, a fim de afastar outras enfermidades.
SUGESTÃO DE TRATAMENTO AURICULAR


Um comentário: