quinta-feira, 3 de setembro de 2009

PACIENTES COM OSTEOATROSE TRATADOS COM ACUPUNTURA MOSTRAM MELHORA

A osteoartrite (OA) tem um grande impacto sobre a mobilidade dos doentes e a qualidade de vida, mas os anti-inflamatórios utilizados para tratá-la estão associados a uma série de efeitos colaterais. Nos últimos anos, os pacientes procuraram cada vez mais a acupuntura para aliviar a dor crônica associada à OA. Um novo estudo publicado na edição de Novembro de 2006 Arthritis & Rheumatism analisou o uso da acupuntura como uma extensão dos cuidados médicos de rotina e se os efeitos do último tratamento depois que a terapia é interrompida.
ScienceDaily (30 de outubro de 2006)


Liderados por Claudia M. Witt, do University Medical Center, em Berlim, Alemanha, os pesquisadores realizaram um estudo randomizado, controlado por um grande número de pacientes com dor crônica devido à OA de joelho ou quadril. Entre Julho de 2001 e julho de 2004, um total de 3.553 pacientes foram divididos em três grupos: 322 imediatamente recebido até 15 sessões de acupuntura no período inicial de três meses; 310 controles não receberam acupuntura para os três primeiros meses e 2.921 (aqueles que não consentimento da randomização), recebeu o mesmo tratamento que o grupo de acupuntura. Cada paciente foi seguido por um total de seis meses e o grupo controle receberam acupuntura nos últimos três meses do período de estudo.

"Pacientes com dor crônica devido à OA do joelho ou do quadril que foram tratados com a acupuntura, além de cuidados de rotina mostraram melhorias significativas nos sintomas e qualidade de vida em comparação com pacientes que receberam cuidados de rotina sozinho", afirmam os autores. Isso foi verdade tanto para o acaso e não-randomizado grupos. Além disso, os pacientes do grupo controle que receberam a acupuntura só depois de três meses apresentaram melhorias semelhantes em seis meses. Além disso, WOMAC e SF-36 em seis meses foram apenas ligeiramente inferior a três meses para os que receberam a acupuntura imediatamente.

Embora o estudo não era um cego, seu desenho foi escolhido para refletir a prática médica geral. Foi um dos maiores estudos randomizados de acupuntura para data e baseada em parte nos resultados, o alemão da Comissão Federal dos médicos e seguradoras de saúde está a estudar uma proposta que a acupuntura será reembolsado por fundos estaduais de saúde. Se for aprovado, ele provavelmente será fornecido como uma opção médica de rotina no tratamento da OA.

"Os autores concluem que "os resultados do presente estudo mostram que, em pacientes com dor crônica devido à OA de joelho ou quadril, que estavam recebendo cuidados primários de rotina, além de acupuntura para o regime de tratamento resultou em um benefício clinicamente relevante e persistente".

Em um editorial na mesma edição, Liu Tao e Liu Chen da Universidade de Jilin, Changchun, Jilin, China, apontam que a acupuntura faz parte da medicina tradicional chinesa, que vê o corpo de forma diferente em biomedicina que enfatiza a cura do corpo habilidade e os objectivos para a cura a longo prazo, não necessariamente uma cura. Além disso, a acupuntura apresenta estreita relações paciente-provedor que envolvem uma maior interacção e comunicação, que pode ser benéfico na gestão da OA. Eles também sugerem que, na realidade, poucos pacientes OA uso da acupuntura como tratamento único e que a falta de informações sobre como ela funciona bem, provavelmente significa que a acupuntura é uma opção de tratamento subvalorizada que poderia ser um elemento importante de uma abordagem multidisciplinar para o tratamento da OA .

" Os autores observam que o estudo atual ", reflete, tanto quanto possível as condições da prática médica diária, e como os autores apontam, maximiza a validade externa e relevância clínica." Eles afirmam que o estudo foi limitado em que o processo de consentimento informado do doente estava claro e havia algumas características dos pacientes que não foram descritas, como se os pacientes já tentou acupuntura e qual foi a sua experiência. Eles também mantêm um acupunturista que a experiência é o fator mais importante no resultado do tratamento. " Eles concluem: "Considerando que o mecanismo biológico da acupuntura ainda não é claro, o estudo de Witt et al possibilita a compreensão da acupuntura e adiciona à evidência acumulada de apoiar a sua eficácia. Mandados Essa prova extensa utilização da acupuntura em diversas condições de dor crônica."

Nenhum comentário:

Postar um comentário