quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Acupuntura para Epicondilite Lateral




Uma revisão sistemática de estudos publicados sobre o efeito da acupuntura no cotovelo lateral (cotovelo de tenista), concluiu que "há fortes indícios sugerindo que a acupuntura é eficaz no alívio da dor a curto prazo para pacientes com dor epicôndilo lateral". Os estudos revisados foram randomizados ou semi-randomizados e a acupuntura foi a única intervenção utilizada no grupo de tratamento. Em cinco dos seis ensaios que preencheram os critérios, a acupuntura mostrou-se superior ao grupo controle, e quatro dos testes mostraram que a acupuntura parece ser superior a outras intervenções ou intervenções placebo. Em um estudo que incluiu um ano de acompanhamento, os benefícios da acupuntura foram mantidos para a duração do período de acompanhamento. (Rheumatology 2004; 43: 1085-90).

Em um estudo realizado em Hannover Medical School, 45 pacientes com epicondilite lateral crônica foram dadas a cada dois tratamentos com acupuntura, real ou fictícia, a cada semana durante 5 semanas. 2 semanas após o término do tratamento no grupo que recebeu acupuntura real demonstraram melhora significativamente mais em força, a intensidade da dor e da função do braço do que o grupo Placebo, embora a melhora tenha sido limitada à função do braço por apenas dois meses após o término do tratamento. (Rheumatology 2002; 41: 205-9).

Um estudo sobre o tratamento do cotovelo de tenista usando apenas Yanglingquan VB-34 no lado afetado relata que a maioria dos pacientes obtiveram alívio da dor de 70% (média de alívio da dor 55%). Os resultados foram significativamente superiores no grupo tratado com placebo por uma leve pressão no Feishu B-13. Os resultados foram avaliados cegamente imediatamente após o tratamento. (Molsberger A, Hill E, British Journal of Rheumatology, 33: 1162-5).

De 55 pacientes com doenças crônicas epicondilite lateral, 23 foram tratados com a acupuntura real e 22 receberam acupuntura placebo, todos os que receberam 10 sessões com duas sessões por semana. Em duas semanas e 2 meses após o término do tratamento, houve reduções significativas na intensidade da dor e melhoria da função do braço e na força máxima em ambos os grupos de tratamento. Na semana todas essas diferenças foram significativamente maiores no grupo da acupuntura real, e em 2 meses a função de braço foi ainda melhor neste grupo, embora não significativamente. (Rheumatology (Oxford) 2002 Feb; 41 (2) :205-9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário