sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Estudo sugere que tanto a acupuntura verdadeira como a placebo podem aliviar a dor, mas por diferentes mecanismos


Embora a acupuntura tenha sido muito utilizada para tratar a dor, os mecanismos celulares e moleculares subjacentes não são totalmente compreendidos. O processo parece envolver a capacidade do cérebro para a produção de opióides (dor de redução de substâncias químicas) que se ligam aos neurônios em regiões distintas do cérebro, bem como a capacidade dos neurônios que produzem receptores de opióides endógenos para estes, especificamente, μ-receptores de opióides (Mors) . Ensaios clínicos recentes têm indicado que tanto os tradicionais (acupuntura verdadeira) e simulada (placebo) diminuem a dor de acupuntura, mas outros estudos têm sugerido que os mecanismos neurais envolvidos podem ser diferentes.

Para investigar esses mecanismos neurais, NCCAM-financiado pesquisadores da Universidade de Michigan aleatoriamente 20 mulheres com diagnóstico de fibromialgia (uma condição de dor crônica) para receber acupuntura tradicional ou tratamentos de acupuntura simulada em 9 sessões ao longo de 4 semanas. (Na acupuntura tradicional, as agulhas são inseridas em pontos específicos no corpo. Acupuntura simulada imita este processo, mas sem perfurar a pele ou com pontos específicos. Os participantes não sabiam qual o tratamento que recebiam.) Na sessão inicial e novamente no nono, as mulheres tinham tomografia por emissão de pósitrons para analisar MOR potencial de ligação no cérebro, e eles responderam a um questionário para avaliar a intensidade da dor.

Acupuntura Tradicional MOR maior potencial de ligação, tanto a curto (logo após o primeiro tratamento) e, a longo prazo (depois de 4 semanas), em várias regiões do cérebro que o processo de dor. Acupuntura simulada em geral, resultou em uma ligeira redução no potencial MOR-vinculativa. Ambos os grupos tradicionais e acupuntura simulada experiente similar, reduções significativas na dor clínica. No grupo da acupuntura tradicional, maior a longo prazo, um aumento no potencial MOR-obrigatório foram associados a maiores reduções na dor.

Os pesquisadores concluíram que, em pacientes com fibromialgia, diferentes mecanismos parecem estar envolvidos nos efeitos analgésicos da acupuntura tradicional e acupuntura simulada. Ao aumentar MOR-binding acupuntura, potencial tradicional parece ajudar o cérebro a usar opióides endógenos de forma mais eficaz. A pequena redução no potencial de ligação MOR-sugere que a acupuntura simulada do cérebro aumenta a produção de opióides. Os pesquisadores recomendam estudos adicionais para determinar se estas diferenças estão relacionadas com a penetração na pele das agulhas de acupuntura, localização do ponto, ou ambos.



Referência

Harris RE, Zubieta J-K, Scott, DJ, et al. Acupuntura tradicional chinesa e placebo (sham) acupuntura são diferenciados por seus efeitos sobre a μ-opiáceos (Mors). NeuroImage. 2009; 47 (3) :1077-1085.

Nenhum comentário:

Postar um comentário