Na MTC a angina pectoris é caudada pela estagnação do sangue (Xue) no coração. Muitos padrões energéticos podem gerar a estagnação de Xue do Coração, dentre eles:
- Estagnação do Qi do Coração
- Fleuma/fogo no Coração
- Deficiência de Qi do Coração
- Deficiência do Yang do Coração
- Deficiência do Sangue do Coração
- Deficiência do Yin do Coração
- Distúrbios do Espírito (shen) do Coração
O estilo de vida tem papel chave na manisfestação da angina, bem como fatores hereditários e mal-formações. O uso excessivo de sal, açúcar e gorduras estão diretamente envolvidos na formação das placas de ateroma, o que consideramos como fleuma no coração, em outras palavras, gordura/umidade no coração. As drogas estmulantes como o café, o álccol e outras perturbam a mente e portanto o espírito do Coração, já que o mesmo abriga a mente. O excesso de atividade física e sexual comsomem o Qi e o Yin geral e também do Coração. O exesso de trabalho mental e a alimentação deficiente causam deficiência do Qi e do Sangue.
O coração, por abrigar a mente, pode ser facilmente afetado por fatores emocionais, tanto bons quanto ruins. Isso mesmo, até mesmo a alegria excessiva pode gerar um transtorno de ordem energética. A depender do estilo de trabalho e da personalidade, as pessoas serão afetadas de maneiras diversas. O extrovertido será afetado pelo excesso. O introspectivo será afetado pela deficiência. O nível de estresse no trabalho merece destaque, pois existem atividades com carga horária baixa, porém alatamente estressantes. A forma como conduzimos a vida e seus problemas também é fator determinante para a saúde do coração.
Uma vez estabelecida a doenças cardíaca, constitui-se como emergência médica. A Acupuntura poderá apenas agir com coadjuvante no controle dos sintomas, principalmente na dor. Dispomos de inúmeros pontos que promoverão a circulação do Xue do Coração, já que a causa da angina é a estagnação, destacam-se:
- Para a dor :B14, B15, VC14, VC15, VC17, C5, C6, C7 e CS6.
- Para a Síndrome do Qi e do Xue: B17,BP10, BP6, E36 e IG11.
- Auriculoterapia deve ser utilizada como terapia complementar.
A Acupuntura pode prevenir as doenças cardíacas a partir do momento em que o profissional identifica os fatores de risco nos pacientes, instruindo-lhes e corrigindo as alterações energéticas vigentes que o conduzirão ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Porém, cabe aos pacientes a conscientização da problemática e a adoção de um estilo de vida saudável.
Um estudo recente comprovou a efiácia do ponto CS6 no IAM não apenas na angina, mas também no tratamento da doença, com eficácia de 91,3%. Fonte: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15119162
olá, sou fisioterapeuta do RJ, estou no segundo ano do curso de pós graduação de acupuntura e estou procurando material sobre angina pectoris e medicina tradicional chinesa para monografia, caso tenha algo a mais poderia me enviar pelo e-mail: trippingle@gmail.com ?
ResponderExcluirObrigada!
Letícia Marinho.