quinta-feira, 3 de maio de 2012

DPOC e acupuntura, uma combinação eficiente


O soprador róseo (enfisema) e o inchado azul (bronquite crônica)

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é crônica, progressiva e pode ser parcialmente reversível. Ela afeta os pulmões e caracteriza-se pela destruição dos alvéolos. O alvéolo é a unidade funcional do pulmão; o local onde ocorre a troca gasosa (eliminação de gás carbônico e absorção de oxigênio), sendo portanto, a essência da respiração. A DPOC ocorre principalmente em fumantes, mas outros fatores podem provocá-las (como trabalho em locais empoeirados). Cerca de 200 milhões de pessoas no mundo inteiro têm DPOC.
A DPOC pode ser de dois tipos: enfisema e bronquite crônica. O paciente com enfisema apresenta coloração de pele rósea e tórax insuflado, a bronquite crônica o torna azulado e inchado. No enfisema não ha a presença de secreção, já na bronquite crônica a secreção é abundante. Os primeiros sintomas incluem dispnéia (falta de ar) aos esforços, evoluindo para dispnéia ao deitar-se e dispnéia paroxística noturna (falta de ar durante a noite), tosse e expectoração matinal. 
Uma pesquisa recente demonstrou a eficácia e a utilidade da acupuntura no tratamento do DPOC. 26 pacientes foram tratados com as medicações adequadas para o DPOC, porém houve associação de uma sessão por semana de acupuntura durante 10 semanas. Foi realizado o teste de caminhada de 6 minutos e logo em seguida foi utilizada a escala de BORG para esforço. Os resultados mostraram melhora da escala de BORG, melhora da saturação de oxigênio durante o exercício e melhora da dispnéia no exercício. Os resultados foram mais expressivos nos pacientes mais graves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário