Muitas pesquisas científicas têm demonstrado que a acupuntura é bastante útil no tratamento do câncer, como nos vômitos e náuseas causados pela quimioterapia, nas dores articulares e em tecidos moles, na fadiga, falta de ar, xerostomia e ondas de calor. Diante de tantos resultados, a comunidade oncológica mostra-se resistente em integrar a acupuntura aos planos de tratamento anticâncer.
Muitos estudos têm investigado a ação da acupuntura nas células anticâncer, especialmente as células Natural Killer (NK). O ponto E36 (estômago 36) é, sem dúvida, o ponto mais eficiente na restauração e aumento da atividade das células NK, sendo o principal protagonista em todos os artigos publicados sobre o assunto. As células NK representam a primeira linha de defesa anticâncer do organismo, atuando no reconhecimento e destruição de células cancerosas e de metástases. A endorfina, um importante neuropeptídeo opióide endógeno, que é liberado pela acupuntura, pode aumentar o número e a atividade de células NK.
Portanto, a acupuntura aumenta a capacidade do organismo de eliminar células malignas, aumentando a capacidade das células NK por meio da liberação de endorfinas.
Fonte: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21785626
Nenhum comentário:
Postar um comentário