Apesar dos avanços neurológicos dos últimos anos, com um número enorme de vidas salvas, um conjunto de pacientes sobreviventes seguem em estados apáticos: coma, estado vegetativo e estado de mínima consciência. Estas condições são verdadeiros desafios para os médicos e surgem após lesões traumáticas, doenças cerebrovasculares, choque, envenenamento e hipóxia proveniente de parada cardiorrespiratória seguidas de reanimação. As lesões podem ser observadas predominantemente no córtex cerebral, no hipotálamo e mesencéfalo.
O tratamento com acupuntura pode ser feito utilizando as Zona Eding e Zona Dingnie da escalpoacupuntura e os pontos VG20, VG26 e os 12 pontos Ting.
A Zona Eding vai na linha de implantação dos cabelos ao VG20 e tem uma largura de aproximadamente 1 cun. Pode ser utilizada para doenças da cabeça, garganta, aquecedor superior (coração pulmão e diafragma), aquecedor médio (Baço e estômago) e aquecedor inferior (fígado, vesícula, intestinos, rim e bexiga). A Zona Dingnie vai de VG21 a E8 e tem 1 cun de largura. Poe ser utilizada para tratar desordens de movimento e sensoriais. em ambas as Zonas as agulhas devem ser inseridas sequencialmente com uma angulação de 30 graus, com retenção de 1h.
FONTE: http://www.zums.ac.ir/files/research/site/medical/Complementary%20and%20Alternative%20Medicine/Acupuncture_-_Clinical_Practice__Particular_Techniques_and_Special_Issues.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário