O sangramento uterino funcional é uma condição ginecológica comum, devido a disfunção do sistema neuroendócrino que regula a reprodução. É denominado “funcional” porque não há anormalidade orgânica nos órgãos genitais externos ou internos.
O sangramento uterino funcional pode ser ovulatório ou anovulatório (associado à ausência de ovulação). A maioria dos casos é do tipo anovulatório e é caracterizada por menstruação irregular com quantidades variáveis de menstruação. Ocasionalmente, o sangramento pode ser grande.
O principal mecanismo patológico é a lesão dos meridianos Chong Mai e Ren Mai, de modo que eles não podem controlar o sangue nos canais uterinos. As causas mais comuns de lesão são a deficiência do rim, insuficiência do baço, calor no sangue e estase de sangue.
A deficiência renal pode ser o resultado de uma essência pré natal ruim, Qi do Rim subdesenvolvido em uma mulher jovem ou declínio do Qi do Rim em uma mulher madura. O declínio do Qi do rim pode resultar de casamento prematuro e gravidezes múltiplas ou atividade sexual desenfreada. O rim é a base dos meridianos Chong e Ren, e os canais uterinos se conectam com o rim. A deficiência do Qi do Rim resulta na perda de controle dos meridianos Chong e Ren, portanto, sangramento uterino.
A deficiência do Yin do Rim pode dar origem ao Fogo endógeno. Essa deficiência de Fogo também faz com que os meridianos Chong e Ren percam o controle.
A insuficiência do baço resulta de dieta inadequada, esforço físico excessivo ou pensamentos excessivos ou ansiedade. Isso leva à deficiência do Qi do baço, de modo que a capacidade de controlar os meridianos Chong e Ren é prejudicada.
Quer saber mais sobre a Medicina Tradicional Chinesa?
Instagram: https://www.instagram.com/invi
Nenhum comentário:
Postar um comentário