Xie-xie em chinês significa fezes soltas ou aquosas. Na Medicina Chinesa, a diarréia pode ter diversas causas, dentre elas: fatores climáticos, alimentação inadequada, estresse emocional, excesso de trabalho sem descanso, doença crônica e atividade sexual excessiva. A diarréia constitui-se como inversão do Qi do Baço, que fisiologicamente deve ascender.
FATORES CLIMÁTICOS
A exposição do corpo a fatores climáticos como o frio, a umidade e o calor podem causar invasão no corpo, atravessando a pele e instalando-se nos intestinos. O vento frio pode atacar o corpo, provocando a diarréia. O vento calor é mais comum no verão e também é uma das causas de diarréia. A umidade invade o corpo pelos pés, atinge o baço e gera diarréia. Permanecer com roupas molhadas após um banho de piscina também é causa frequente de diarréia.
ALIMENTAÇÃO INADEQUADA
É sem dúvida a causa mais frequente de diarréia. Alimentos estragados, muito quentes ou muito frios geram diarréia. O consumo excessivo de alimentos doces, fritos ou gordurosos sobrecarregam o Baço, impedindo sua função de transformação e separação, gerando descendência do Qi do Baço e consequentemente a diarréia.
ESTRESSE EMOCIONAL
O estresse do dia-a-dia, como trânsito, preocupações e pensamentos repetitivos afetam o Baço, provocando a diarréia.
EXCESSO DE TRABALHO SEM DESCANSO
O trabalho excessivo sem descanso afeta o Baço.
DOENÇA CRÔNICA
Doenças crônicas também enfraquecem o Baço.
ATIVIDADE SEXUAL EXCESSIVA
O excesso de atividade sexual consome o Yang dos rins, que deixa de nutrir o yang do baço, gerando deficiência do Baço e diarréia.
TRATAMENTO
Com acupuntura promove-se a correção do Qi do Baço, fazendo-o ascender. Nos casos de fatores patogênicos (frio, umidade ou calor), estes devem ser expelidos. O uso moderado de alimentação doce pode controlar a diarréia, pois o doce em pequena quantidade tonifica o Baço. Alimentos adstringentes também ajudam a conter a diarrréia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário