NIH News Advisory
National Institutes of Health
U.S. Department of Health and Human Services
National Center for Complementary and Alternative Medicine (NCCAM)
National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases
Embargoed for release: Monday, December 20, 2004 5 p.m. ET NCCAM Press Office, 301-496-7790
Acupuntura proporciona alívio da dor e melhora a função para pessoas com osteoartrite do joelho e serve como um complemento eficaz para o tratamento padrão. Este estudo de referência foi financiado pelo Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa (NCCAM) e do Instituto Nacional de Artrite e doenças osteomusculares e de pele (NIAMS), ambos componentes do National Institutes of Health. Os resultados do estudo foram publicados no 21 de dezembro de 2004, edição do Annals of Internal Medicine.
A equipe multirofissional do estudo, incluindo os reumatologistas e acupunturistas licenciados, matricularam 570 pacientes, com 50 anos ou mais com osteodistrofia do joelho. Os participantes tiveram dor significativa no seu joelho no mês antes de ingressar no estudo, mas nunca tinha experimentado a acupuntura, não teve uma cirurgia no joelho nos últimos 6 meses, e não tinha usado injeções de esteróides ou similares. Os participantes foram aleatoriamente designados para receber um dos três tratamentos: acupuntura, acupuntura placebo, ou a participação em um grupo controle. Os pacientes continuaram a receber cuidados médicos padrão de seus médicos primários, incluindo medicamentos anti-inflamatórios, como os inibidores COX-2 seletivos, não-esteróides anti-inflamatórios e analgésicos opiáceos.
"Mais de 20 milhões de americanos têm osteoartrite. Esta doença é uma das causas mais freqüentes de deficiência física entre os adultos", disse Stephen I. Katz, MD, Ph.D., diretor NIAMS. "Assim, buscando um meio eficaz de diminuir a dor de osteoartrite e aumento da função é de importância crítica".
Durante o curso do estudo, liderado por Brian M. Berman, MD, diretor do Centro de Medicina Integrativa e professor de Medicina da Família da Universidade de Maryland School of Medicine, Baltimore, Maryland, 190 pacientes receberam acupuntura verdadeira e 191 pacientes receberam acupuntura placebo por 24 sessões de tratamento durante 26 semanas. A Acupuntura placebo é um processo destinado a impedir que os pacientes sejam capazes de detectar se as agulhas são realmente inseridas em pontos de tratamento. Em ambos, acupuntura placebo e acupuntura verdadeira, uma tela impediu os pacientes de visualizar a área de tratamento do joelho e o tratamento que receberam. No grupo de controle da educação, 189 participantes estiveram presentes seis, 2 sessões de uma hora do grupo durante 12 semanas com base na auto Arthritis Foundation's Artrite-Ajuda Course, um modelo comprovadamente eficaz.
Aderindo o estudo, a dor dos pacientes e da função do joelho foram avaliados através de instrumentos de pesquisa padrão da artrite e instrumentos de medição, como a Western Ontário McMasters Osteoarthritis Index (WOMAC). Os pacientes foram avaliados em 4, 8, 14 e 26 semanas. Por 8 semanas, os participantes que receberam acupuntura estavam mostrando um aumento significativo da função e por 14 semanas uma redução significativa na dor, comparado com o placebo e controle. Estes resultados, demonstrado por escores em declínio no índice de WOMAC, realizada através de 26 semanas. Em geral, aqueles que receberam acupuntura tiveram uma diminuição de 40 por cento da dor e uma melhoria de quase 40 por cento na função, em comparação com avaliações de base.
A Acupuntura em pontos específicos do corpo para melhorar a saúde e o bem-estar tem origem na China há mais de 2.000 anos atrás. Em 2002, a acupuntura foi utilizada por um número estimado de 2,1 milhões de adultos E.U.A., de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention's 2002 National Health Interview Survey.
Fonte: http://nccam.nih.gov/news/2004/acu-osteo/pressrelease.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário