A dor lombar é uma queixa extremamente comum em nosso meio. Constituindo-se como importante causa de afastamento do trabalho. Todo ser humano já foi ou será acometido algum dia por um dor lombar baixa.
Dores lombares devem ser devidamente investigadas, a fim de afastar problemas mais sérios. Comumente, estão associadas a contraturas musculares, hérnias de disco ou espondiloartrose (o famoso bico de papagaio).
Um estudo conduzido por Daniel Cherkin, Ph.D., do Group Health Center for Health Studies, em Seattle, foi financiado pelo Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa (NCCAM), um componente do National Institutes of Health, demonstrou que pessoas que sofrem de dor lombar crônica que receberam a acupuntura se saíram melhor do que aqueles que receberam apenas cuidados convencionais. "Por causa da falta de tratamentos médicos altamente eficazes para a dor lombar crônica, tivemos o prazer de descobrir que a acupuntura como tratamento foi útil para pessoas que sofrem de dores crônicas nas costas," disse o Dr. Cherkin.
Na Medicina Chinesa, a dor lombar pode ter relações com os meridianos dos Rins e a Bexiga, que são afetados pelo estilo de vida irregular: alimentação deficiente, excesso de trabalho, atividade sexual excessiva e principalmente insônia, pois nutrimos os Rins durante o sono. A harmonização energética destes canais resolve a lombalgia.
O tratamento com acupuntura pode ser realizado em sessões semanais, de uma a três vezes por semana, sendo subseqüentemente reduzido conforme a evolução do paciente.
Referência: 1.Cherkin DC, Sherman KJ, Avins AL, et al. Cherkin DC, Sherman KJ, Avins AL, et al. A Randomized Trial Comparing Acupuncture, Simulated Acupuncture, and Usual Care for Chronic Low Back Pain. Archives of Internal Medicine . 2009; 169 [9] :858-866.
Com a ACUPUNTURA, eu pude suportar os tratamentos odontológicos e identificar melhor as sensações de todo o meu corpo sem ficar alarmada.
ResponderExcluirMARGARIDA CASSIMIRO GASPARINO