A Craniopuntura de Yamamoto (YNSA), utilizada desde 1973, é um micro-sistema completo de acupuntura. A YNSA é mais freqüentemente utilizada para doenças neuromusculoesqueléticas e disfunções em que a dor pode ser aguda ou crônica.
A YNSA é composta por 2 categorias: pontos básicos e pontos Ypsilon. Os pontos básicos são pontos de acupuntura no couro cabeludo usados para tratar a dor/disfunção de partes anatômicas do corpo que estão diretamente relacionadas à doença/processo disfuncional. Pontos básicos manifestam-se por pequenas elevações ou hipersensibilidade no tecido subcutâneo do couro cabeludo. A YNSA divide o couro cabeludo em yin e yang, em que Yin é a anterior / frontal e Yang é a parte posterior / parte dorsal do couro cabeludo. Yin é dividido em Yin Yin e Yang de Yin. Yang é também dividido em Yin e Yang de Yang . Acupuntura YNSA também utiliza pontos Ypsilon, que se relacionam com os 12 meridianos da acupuntura. Para identificar qual o ponto de acupuntura precisa de tratamento, Yamamoto desenvolveu uma técnica de diagnóstico palpatória do pescoço. O diagnõstico pelo pescoço é um procedimento palpatório para determinar qual quadrante Ypsilon precisa ser tratada (Yin Yin, Yang de Yin, Yin de Yang, Yang de Yang) e pontos Ypsilon que precisa de tratamento.
Os 12 meridianos da acupuntura, P, IG, R, B, C, ID, F, VB, PC, TA, Ba e E, são identificados pela textura pescoço em áreas específicas. O diagnóstico pelo pescoço indica quais pontos Ypsilon serão utilizados para tratar e em que lado do couro cabeludo. A dureza ou maciez do músculo esternocleidomastóideo (ECM) é usado para indicar em que quadrante Ypsilon (Yin ou Yang) deverá ser usado para colocar a agulha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário