quinta-feira, 15 de abril de 2010

PARÂMETROS HEMODINÂMICOS E ACUPUNTURA



Um estudo publicado no dia 09 de abril de 2010 demonstrou efeitos ergogênicos da acupuntura no desempenho esportivo de atletas, além de suas propriedades curativas em diversas enfermidades crônicas e agudas.

Foram obtidos resultados positivos na força muscular e na potencia/resistência durante o exercício. Nas atividades de resistência, houve melhora dos parâmetros hemodinâmicos, orém, a capacidade aeróbica não mostrou alterações.

Pela Medicina Tradicional chinesa esses resultados ocorrem devido à harmonização energética que se obtem com a acupuntura. Os órgão diretamente reacionados com a força muscular são o Baço e o Estômago, que pela teoria chinesa controlam os músculos. Estes órgão são comumente afetados´pelo estilo de vida das grandes cidades: alimentação irregular e gordurosa, excesso de trabalho, excesso de exercícios e sono irregular. Nos atletas, a grande carga de exercícios, bem como o estresse psicológico, depauperam a energia desses órgãos.

O "dopping" chinês consiste na simples harmonização do corpo e é totalmente natural, pois os resultados não são obtidos por drogas, mas sim pelo próprio organismo.

Fonte: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20386479

3 comentários:

  1. Surgiu uma dúvida. Como ficam as pessoas que retiram o Baço? Ficam prejudicadas em termos energéticos? Tem sua força muscular diminuída de forma crônica? Abração! Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. A retirada do Baço implica em termos energéticos em deficiência de sangue (pois o baço produz o sangue junto com o pulmão, o coração governa o sangue) e dificuldades digestivas. Hoje, pesquisas recentes demonstram que o baço realmente produz o sangue ( pesquise esse tópico neste blog). Portanto, perder o baço implica em perder funções energéticas deste órgão, as quais são: controlar os membros, controlar os músculos, separar os alimentos e líquidos, manter o tônus e o sangue nos vasos e produção do sangue.
    Na minha experiência já pude observar pacientes sem o baço. Na fase aguda observamos profunda deficiência destas funções. porém na fase crônica, os sintomas tornam-se menores e mais discretos, porém, sempre presentes. De alguma maneira o campo eletromagnético gerado pelo falecido órgão parece se restabelecer parcialmente, recobrando parte das suas funções.
    Órgãos transplantados comportam-se da mesma maneira.
    Espero ter esclarecido!!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Valeu! Estou mais que satisfeito com a resposta. Não sabia que o baço tinha tamanha importância e influência em tantas funções no organismo já que ele não é um órgão vital para a sobrevivência humana. Obrigado! Esclareceu bastante.
    =)

    ResponderExcluir