quinta-feira, 26 de abril de 2012

Soluço: natureza, mistério e tratamento



Soluço é o aparecimento súbito de uma contração muscular diafragmática e intercostal,  imediatamente seguido de fechamento da laringe. A corrida de ar para os pulmões abrupta provoca um som ("hic"). O Soluço é geralmente uma desordem temporária, no entanto, quando se prolonga para além de 48 horas, é considerado persistente e quando duram mais de 2 meses são chamados intratáveis. 
Um arco reflexo envolvendo o nervo frênico, vias vagal e simpática, e modulação do  mesencéfalo central é provavelmente o  responsável pelo soluço. Assim, qualquer fator irritante(físicos ou químicos), neoplasia ou inflamação invadindo o arco leva a soluços. 
As causas centrais do soluço geralmente são lesões compressivas, enquanto causas periféricas incluem lesões ao longo do arco, como tumores, isquemia do miocárdio, infecção por herpes e doença do refluxo gastroesofágico  além de várias drogas (por exemplo, drogas anti-parkinsonismo , agentes anestésicos, esteróides, quimioterapias, etc). 
Um tratamento eficaz do soluço persistente pode ser estabelecido com um diagnóstico correto da lesão responsável pelo evento. A farmacoterapia de soluço inclui clorpromazina, gabapentina, baclofen, agonistas serotonérgicos, procinéticos e lidocaína. As não-farmacológicas incluem: bloqueio do nervo, acupuntura e técnicas para controlar a respiração também são bem sucedidas. Na medicina chinesa, o soluço é classificado como uma inversão do Qi do Estômago (wei), que ascende ao invés de descender. O qi do estômago deve ser corrigido adequadamente. Os pontos E36(acupuntura e moxabustão) e VC12 (do-in e moxabustão) são eficientes no tratamento do soluço.

Fonte: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22523721

Nenhum comentário:

Postar um comentário